Estímulo do Conhecimento

O objetivo é estimular o desenvolvimento do Conhecimento Organizacional e a mudança de comportamento dos funcionários. Por meio de exercícios diários de reflexão voltados à percepção de indicadores de comportamento e/ou desempenho os funcionários poderão identificar seus pontos fortes e fracos e os que precisam melhorar.


Os resultados gerados pela metodologia são mensurados e analisados em grupos que permitirá obter os seguintes benefícios entre outros:

  • 1) Socializar e sedimentar o Conhecimento Organizacional;
  • 2) Ampliar a auto-avaliação do desempenho de cada um;
  • 3) Possibilitar a troca de experiências e das melhores práticas gerenciais.

Imagem departamento, loja ou empresa

O objetivo é avaliar a percepção de públicos específicos, tais como funcionários, clientes externos ou clientes internos em relação a determinado departamento, loja ou empresa. Essa avaliação utiliza indicadores de imagem previamente escolhidos, cuja análise permitirá obter os seguintes benefícios, entre outros:

  • 1) Conhecer a imagem percebida de um departamento, loja ou empresa pelo público-alvo;
  • 2) Orientar investimentos em ações que melhorem essa imagem percebida;
  • 3) Orientar investimentos em treinamento levando à melhoria dos resultados.

Adicionalmente, dependendo dos objetivos da avaliação a própria pesquisa pode ser realizada de forma que as perguntas sirvam ao mesmo tempo para informar o público-alvo quanto a questões relevantes à avaliação.

Percepção dos clientes sobre sua experiência de compra nas lojas

O objetivo é avaliar a percepção dos clientes quanto à sua experiência de compra em determinada loja ou em um grupo de lojas por meio de indicadores previamente escolhidos, cuja análise permitirá obter os seguintes benefícios, entre outros:

  • 1) Conhecer a percepção dos clientes quanto a pontos fortes e fracos de sua experiência de compra;
  • 2) Orientar investimentos em RH e/ou Marketing levando à melhoria dos resultados;
  • 3) Confrontar o desempenho entre as lojas podendo associar a percepção a premiações e/ou ancorar com indicadores financeiros.

Adicionalmente, pode-se confrontar a percepção dos clientes com a dos funcionários.

Clima Organizacional periódico

O objetivo é avaliar periodicamente a percepção que os funcionários têm em relação ao clima organizacional da empresa. Essa avaliação utiliza indicadores previamente escolhidos, cuja análise permitirá obter os seguintes benefícios, entre outros:

  • 1) Conhecer a imagem que os funcionários têm em relação ao clima da empresa;
  • 2) Orientar investimentos em ações que melhorem o desempenho dos funcionários levando à melhoria dos resultados.

Alternativamente, pode-se avaliar apenas um ou alguns aspectos da Cultura Organizacional como os Valores, por exemplo. Nesse caso, pode-se verificar a aderência dos valores às ações da empresa e, se necessário ou desejável, orientar ações de alinhamento e estímulo ao comprometimento dos funcionários.

Impacto dos treinamentos - “Aderência” do conhecimento

O objetivo é avaliar a retenção do conhecimento nos participantes do programa/treinamento. Essa avaliação utiliza indicadores de conhecimento previamente escolhidos nos níveis de aprendizado e aplicação/resultados. Dá-se em dois momentos: logo após o término do programa/treinamento para definir o status inicial dos indicadores e algum tempo depois para evidenciar o grau de aderência ao longo do tempo. Os principais benefícios são os seguintes:

  • 1) Avaliar a retenção/aderência do conhecimento logo após o término do treinamento;
  • 2) Avaliar a retenção/aderência do conhecimento ao longo do tempo;
  • 3) Possibilita evidenciar, em nível de cada turma, o momento mais propício para se reciclar os conhecimentos necessários;
  • 4) Propiciar aos funcionários oportunidades de rever os conceitos fundamentais dos programas/ treinamentos;
  • 5) Orientar investimentos em treinamento levando à melhoria dos resultados.

Impacto dos treinamentos - mudança comportamental

O objetivo é avaliar as mudanças de comportamento dos participantes estimuladas pelo treinamento com base na percepção das pessoas que se relacionam diretamente com os mesmos. Essa avaliação utiliza indicadores de comportamento previamente escolhidos. Dá-se em dois momentos:

  • 1) Antes do início do treinamento: para definir o status inicial dos indicadores e orientar a customização do treinamento.
  • 2) Após o treinamento: para verificar o impacto do treinamento na mudança de comportamento dos participantes.

Mapeamento do conhecimento e/ou competências

O objetivo é mapear a percepção dos funcionários em relação a determinados conhecimentos e/ou competências. Os principais benefícios são:

  • 1) Estimular o autoconhecimento dos funcionários;
  • 2) Mapear o conhecimento/competências do grupo;
  • 3) Orientar investimentos em treinamento levando à melhoria dos resultados.

Impacto dos treinamentos/marketing nas vendas de lojas

O objetivo é mensurar a relação venda-treinamento por meio da percepção dos vendedores. Essa avaliação poderá ser ancorada aos indicadores financeiros. Os principais benefícios são:

  • 1) Propiciar aos funcionários oportunidades de rever os conceitos fundamentais dos treinamentos;
  • 2) Orientar investimentos em treinamento levando à melhoria dos resultados;
  • 3) Calcular o retorno de treinamento em termos de vendas (este objetivo deverá ser em longo prazo).

Adicionalmente, pode-se fazer o mesmo para avaliar o impacto de ações de marketing nas vendas em vez do impacto de treinamentos.

Avaliação Integrada - Desempenho de funcionários

O objetivo é alavancar o desempenho das equipes e aumentar a sinergia entre todos. Cada funcionário fará periodicamente uma auto-avaliação e avaliará os demais membros da equipe, com base na percepção sobre indicadores de desempenho previamente escolhidos. Os principais benefícios são:

  • 1) Cada funcionário conhecerá o impacto da sua atuação na equipe identificando seus pontos fortes e a melhorar, segundo a visão da própria equipe;
  • 2) Permite a criação de planos de ação para alavancar o desempenho das equipes gerando ao mesmo tempo um maior comprometimento de cada funcionário em seu próprio desenvolvimento.

Avaliação por Comitê - Desempenho de candidatos/funcionários, processos, sistemas, etc

O objetivo é avaliar com base na percepção de um comitê especializado sobre indicadores previamente escolhidos candidatos/funcionários, processos, sistemas e etc. Os principais benefícios são:

  • 1) Propiciar a comparação colegiada de alternativas (candidatos/funcionários, processos, sistemas) com base em sua adequação aos objetivos;
  • 2) No caso de avaliação de candidatos/funcionários também será possível identificar a necessidade de treinamentos e de mudanças de comportamento.

Usabilidade - Protótipo, produto, sistema e processos

O objetivo é avaliar e mapear o desempenho e comportamento dos usuários, sobre a usabilidade em ambiente virtual ou não, dependendo do foco desejado. Esta avaliação utiliza indicadores de conhecimento previamente escolhidos nos níveis de sucessos da realização da tarefa, aprendizado e resultado diretamente com a interação do usuário no processo-produto em tempo real.

  • 1) Análise das características demandadas do produto num contexto de uso específico
  • 2) Análise do processo de interação entre usuário e produto;
  • 3) Análise da eficiência (agilidade na viabilização do projeto), da eficácia (segurança da obtenção dos resultados desejados) e da satisfação resultante do uso do produto.

Clientes

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